As SPACs são uma novidade entre aqueles investidores e gestores que buscam a captação de recursos na bolsa para realizar investimentos de alto risco nas empresas e as impulsionar rapidamente.

Neste sentido, por se tratar de algo novo, é necessário entender do que se tratam as SPACs e quais são os seus benefícios.

O QUE É?

SPACs

As SPACs ou Companhia com Propósito Especial de Aquisição são empresas criadas justamente para adquirir determinado empreendimento.

Elas não possuem qualquer atividade no mercado, consistem na união de investidores que buscam oportunidades de negócio.

Tais empresas devem estar listadas na bolsa, sendo objeto de aquisição que levanta dinheiro para adquirir um negócio por meio de um IPO de SPAC.

O IPO, também é um termo em inglês, que significa Oferta Pública Inicial, ou seja, é um processo onde uma empresa abre o seu capital pela primeira vez.

Abrindo, portanto, a possibilidade de qualquer pessoa investir na empresa ao comprar ações, tornando assim, sócia ou acionista daquela empresa, cumprindo o seu propósito específico.

O número de IPO de SPACs vêm sendo superados a cada ano na bolsa americana, atraindo investidores de todo o mundo.

Apesar do tema estar em alta, as empresas de aquisição específica são uma modalidade antiga de investimento, e não são vedadas pela legislação brasileira.

Todavia, ainda é difícil saber todas as implicações jurídicas que este tipo de negócio terá no Brasil, visto que ainda está sendo estudado e terá como base seu funcionamento nos EUA.

IPO DO CHEQUE EM BRANCO

Também chamadas de “cheque em branco”, este nome se dá devido à confiança que os acionistas depositam ao sponsor responsável pelo investimento.

Um grupo de investidores contará com a expertise de mercado do sponsor, que em regra terá 2 anos para encontrar um investimento.

Dessa forma, elas não terão qualquer operação ou atuação no mercado, seu propósito será exclusivamente de aquisição de determinada companhia.

Investir através dessa modalidade exige confiança no sponsor, dessa forma, procure conhecer o profissional escolhido, bem como os demais investidores.

De toda forma, sempre haverá a possibilidade de deixar o investimento, obedecendo às regras estipuladas em contrato.

QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS RISCOS?

Devido a sua natureza, naturalmente haverá mais riscos que uma IPO tradicional, são eles:

  • Depender do sponsor

Isso ocorre porque o investidor não tem acesso à gestão da empresa, assim sendo, ela fica dependente do gestor para assegurar a viabilidade da transação.

Neste sentido, é o gestor que será responsável por aproveitar as oportunidades no mercado e tomar a melhor decisão pelos investidores.

Dessa forma, quem realiza a compra de ações nesta modalidade deverá ter uma confiança muito grande na gestão da empresa.

  • Demais riscos do mercado financeiro de investimento

Além das questões acima, este tipo de investimento possui todos os riscos inerentes às operações na bolsa.

Os investidores também estarão dependentes dos benefícios e riscos de mercado, como a desvalorização ou valorização das ações.

Por fim, estas são as principais questões e dúvidas envolvendo as SPACs. Gostou do conteúdo sobre e quer aprender mais sobre o universo do Direito? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram.

 

voltar

COMPARTILHAR: