No meio empresarial existem diversas responsabilidades designadas aos sócios, administradores e demais posições com poder de decisão.

Dessa forma, é possível perceber que as responsabilidades da gestão poderão estar diretamente ligada a segurança dos dados e serviços da empresa, como os riscos e ataques cibernéticos.

CONCEITO

Responsabilidade

Os riscos cibernéticos estão diretamente ligados a algum tipo de ataque criminoso em ambientes virtuais e, cabe à gestão da empresa, as responsabilidades referentes a eventuais danos.

Estas responsabilidades estarão a mercê da gestão da empresa, podendo assim, dizer que serão implementadas pelo conselho de administração e pela diretoria executiva.

O conselho de administração atua como o guardião dos sistemas corporativos de governança, o que compreende todos os riscos referentes à atividade empresarial.

A gestão de riscos da empresa é fundamental para que sejam evitados imprevistos ou possíveis falhas corporativas.

Dessa forma, o conselho irá garantir o alinhamento das estratégias do negócio, com as estratégias de segurança cibernética, pois ambos podem afetar diretamente os objetivos da empresa.

Neste sentido, o conselho realizará recomendações para que a diretoria aplique e assim, consigam, em conjunto, garantir a segurança da corporação.

Além disso, será de sua responsabilidade garantir que existam e que sejam efetivas as atividades para controlar a evolução de quadros de ataques cibernéticos.

A diretoria executiva também terá um papel de trazer, de forma detalhada, todas as informações que podem ser relevantes para tomar decisões referentes aos riscos cibernéticos existentes.

BENEFÍCIOS DE UMA GESTÃO DE RISCOS

Existem diversos benefícios ao realizar uma gestão de risco, principalmente quando relacionados à tecnologia, são alguns destes benefícios:

Aumento da compreensão e comprometimento de cada indivíduo dentro da empresa na gestão do risco da informação e as práticas de segurança

  • Protege os ativos, dados, informações privadas
  • Protege a imagem e a reputação das empresas envolvidas
  • Valoriza a empresa frente a parceiros, clientes, bancos, seguradoras e ao mercado em geral, por obter uma garantia de segurança
  • Viabiliza o cumprimento de leis e regulamentações aplicáveis
  • Aprimora a governança corporativa
  • Contribui para a perenidade e sustentabilidade da empresa

Dessa forma, fica claro que a gestão inteligente, juntamente com a mitigação de riscos, poderá gerar até mesmo economias para a sua empresa.

COMO SE PROTEGER DESTES RISCOS?

Uma gestão empresarial de qualidade será o principal segredo para se proteger contra esses tipos de ataques cibernéticos.

Dessa forma, será possível utilizar de todos os meios tecnológicos para garantir cada vez mais a segurança desejada no sistema da empresa.

Contudo, além de uma excelente gestão, poderão ocorrer ataques ou tentativas de ataques, podendo gerar malefícios e despesas para a sociedade.

De forma que, estes problemas podem não ser resolvidos apenas com a realização de investimentos em plataformas ou softwares de segurança.

Neste sentido, uma ótima opção além de uma boa gestão, será a implementação de um seguro cibernético.

O seguro cibernético é uma medida protetiva para as empresas, pois esta apólice irá amparar financeiramente a sociedade caso ocorra algum ataque virtual, com risco de vazamento de dados.

Esta forma de seguro surgiu no Brasil somente em 2012 e tem sido adotado diante da imprevisibilidade de ataques.

Por fim, estas são as principais questões envolvendo as responsabilidades na gestão de riscos cibernéticos. Gostou do conteúdo e quer aprender mais? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram.

voltar

COMPARTILHAR: