Atualmente, grande parte dos sites e ferramentas digitais — desde ecommerce até redes sociais — coleta informações sobre quem os acessa. Nesse sentido, a política de privacidade existe para dar transparência ao processo de tratamento dos dados coletados.
Seja de forma direta ou indireta, as informações dos usuários são compartilhadas na internet sob as mais diversas justificativas. Por um cadastro realizado na hora da compra, um registro em um e-mail, o preenchimento de um formulário qualquer ou até mesmo o simples ato de aceitar os cookies. Mas o que é a política de privacidade em meio a tudo isso? Como ela protege os dados?
Podemos dizer que a política de privacidade é um documento que se responsabiliza por informar o usuário acerca de seus dados pessoais coletados e quais são os objetivos daquela entidade com essas informações.
É uma forma responsável de informar o consumidor de como esses dados serão usados, cumprindo os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados.
A política de privacidade normalmente encontra-se nas páginas principais e deve ser lida por todas as pessoas que acessem o site ou aplicativo.
Esta é uma forma de garantia aos usuários, para que saibam quais dados serão usados e com qual finalidade.
Tal garantia se compromete em ter uma relação transparente com o consumidor, além de proteger os dados e a própria empresa de problemas jurídicos e cibernéticos que possam acontecer no futuro.
Desse modo, é perceptível que políticas são eficientes no sentido de assegurar que nenhum dado seja usado de forma indevida, desviando de sua finalidade e comprometendo a privacidade das pessoas.
Por outro lado, as empresas que não fazem uso dessas políticas estarão em desacordo com a legislação, e poderão sofrer sanções como a aplicação de multas, limitadas a 2% do faturamento.
Criação de uma política
Por se tratar de um material voltado à proteção de dados e do negócio em geral, o material é imprescindível em qualquer plataforma que colete dados direta ou indiretamente.
O ideal é que a política seja criada lado a lado com um advogado que entenda da legislação e de todos os processos jurídicos relacionados a ela.
No geral, alguns pontos importantes para serem inseridos na política são:
- Sempre deixar claro em quais páginas os dados serão colhidos
- Sempre detalhar quais informações serão coletadas de forma voluntária
- Sempre detalhar quais dados serão coletados de forma indireta
- Deixar claro qual é o intuito do recolhimento de dados
- Explicitar como a empresa poderá usar as informações coletadas
- Evidenciar a natureza por trás da necessidade das informações coletadas
- Dizer se pretende ou não compartilhar esses dados com outros indivíduos ou empresas
- Manter a segurança dos dados nos termos da lei
- Evidenciar o que acontece caso a empresa altere a política em algum momento
- Garantir a segurança em todos os processos anteriores
Agora que você conhece mais sobre a política de privacidade, saiba que o BVA possui muitas outras informações sobre a importância da proteção de dados. Continue acompanhando nosso site para receber novos conteúdos.