Empresas sustentáveis têm se tornado uma exigência de mercado, não só pelos clientes, mas também por parte de investidores e acionistas.
Nesse sentido, ao analisar estas empresas sustentáveis, é possível avaliar os 3 pilares da sustentabilidade corporativa.
O QUE É SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA?
A sustentabilidade corporativa é uma preocupação crescente entre os(as) investidores(as) que buscam não só o lucro econômico, mas também o bem social e destinam o investimento às empresas sustentáveis.
De modo geral, a sustentabilidade corporativa tem três pilares principais:
- Ambiental
- Econômico
- Social
De acordo com estes pilares, as empresas sustentáveis devem operar nos critérios trazidos pela agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).
Sendo assim, as corporações implementam mecanismos para reduzir sua pegada ambiental ou para alcançar outros objetivos em benefício da sociedade.
O PILAR AMBIENTAL
O pilar ambiental muitas vezes chama mais atenção, pois a maioria das empresas estão focadas em reduzir suas pegadas de carbono, resíduos de embalagens, uso de água ou outros impactos ao meio ambiente.
Além de ajudar o planeta, essas práticas também podem ter um retorno financeiro positivo.
Por exemplo, reduzir o uso de materiais de embalagem significa menor gasto, e a melhoria da eficiência do combustível também ajuda no orçamento da empresa.
O PILAR ECONÔMICO
De modo geral, as atividades que se encaixam no pilar econômico incluem compliance, governança adequada e gestão de riscos.
No tocante à governança corporativa, aplica-se a necessidade de que a administração da empresa esteja alinhada com os interesses de acionistas e da clientela.
Para que este alinhamento seja verificado, é preciso que as empresas usem métodos contábeis precisos e transparentes.
Além disso, é de suma importância a possibilidade do direito de voz e voto aos(as) acionistas.
Vale ressaltar que, é a inclusão do pilar econômico que possibilita que as corporações estejam de acordo com as estratégias de sustentabilidade.
Isso porque, o pilar econômico fornece um contrapeso a medidas ambientais extremas e imediatas que as corporações às vezes são pressionadas a adotar.
O PILAR SOCIAL
O pilar social em uma empresa sustentável conta com o apoio de seus(suas) funcionários(as), stakeholders e da comunidade em que atua.
As abordagens para garantir e manter esse apoio são diversas, mas, de forma geral, se resume ao tratamento igualitário de funcionários(as) e ao respeito às leis.
Sendo assim, o pilar social de preocupação com funcionários(as) atinge, por exemplo, as estratégias de retenção e engajamento, incluindo benefícios trabalhistas.
Como, por exemplo:
- Melhores benefícios de maternidade e família
- Horário de trabalho flexível
- Oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de carreira
Além disso, para o engajamento da comunidade na escala local, as empresas podem atuar por meio da captação de recursos, concessão de patrocínio, bolsas de estudo e investimento em projetos locais.
Por outro lado, em escala social global, uma empresa precisa estar ciente de como sua cadeia de suprimentos está sendo preenchida.
Desse modo, questões como normas de pagamento em todas as unidades da empresa, segurança no ambiente de trabalho, entre outras, devem ser avaliadas.
Em conclusão, estes são os 3 pilares da sustentabilidade corporativa adotados por empresas sustentáveis. Gostou do texto e deseja ler mais sobre os critérios de ESG? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para mais conteúdos.