A análise de riscos através da due diligence é essencial para que as empresas estejam devidamente equipadas no momento das transações comerciais.

Nesse sentido, essa análise de riscos deverá considerar fatores como a capitalização da empresa, a receita, questões tributárias, trabalhistas, dentre outras.

Vale ressaltar que a due diligence é uma investigação prévia com o objetivo de realizar, principalmente, a análise de riscos e garantir que aquela transação comercial atenda às necessidades da parte solicitante.

De modo geral, existem 4 primeiros passos que devem compor uma due diligence de sucesso. Estes passos serão apresentados a seguir.

Nota-se que, ao final destas etapas, a parte solicitante terá uma visão equilibrada dos prós e contras da ideia de investimento.

Isso permitirá que seja realizada uma tomada de decisão segura de investimento, conhecendo o real valor de mercado do empreendimento.

PASSO 1: CAPITALIZAÇÃO DA EMPRESA

Análise de Risco

O primeiro passo ideal é a formação de um quadro mental ou diagrama da empresa pesquisada.

A partir deste quadro, será possível a análise da capitalização de mercado da empresa.

Como já apresentado no texto sobre capitalização de mercado, esse valor irá demonstrar o quão grande é a empresa a partir do cálculo do valor das ações em circulação.

Nesta etapa na realização de suas ações de due diligence, não será realizado nenhum julgamento pró ou contra em relação ao investimento.

Aqui, os esforços devem se concentrar em acumular informações que definirão o cenário para tudo o que está por vir.

Isso porque, a partir do exame dos números de receita e lucro, as informações sobre a capitalização de mercado da empresa lhe darão uma perspectiva.

PASSO 2: RECEITA DA EMPRESA E TENDÊNCIAS DE LUCRO

Nesse passo, é indicado que existam pesquisas sobre as tendências de receita e lucro líquido dos últimos dois anos.

Desse modo, as fontes podem ser retiradas em um site de notícias financeiras que fornecem gráficos históricos mostrando as flutuações de preços de uma empresa ao longo do tempo.

Aqui, também poderão ser revistas as margens de lucro, a partir das demonstrações financeiras trimestrais e anuais.

PASSO 3: ANÁLISE DOS CONCORRENTES E AVALIAÇÃO POR MÚLTIPLOS

Cada empresa é parcialmente definida por seus concorrentes, pois eles são capazes de determinar o tamanho do mercado final para seus produtos.

De modo geral, estas informações sobre os concorrentes da empresa podem ser encontradas na maioria dos principais sites de pesquisa de ações.

Além disso, na relação entre a avaliação do valor da empresa, também adota-se a avaliação por múltiplos.

Esse método tem o objetivo de analisar comparativamente o desempenho financeiro da empresa avaliada em relação às concorrentes.

Ou seja, nesta etapa, o foco se encontra na relação preço/lucro para o crescimento tanto para a empresa pesquisada quanto para os concorrentes.

Além disso, é importante que sejam anotadas quaisquer grandes discrepâncias nas avaliações entre a empresa avaliada e seus concorrentes, para a devida análise de riscos.

Caso, durante o processo, surja o interesse na empresa concorrente, o ideal é que a diligência original continue de modo paralelo à nova.

PASSO 4: GESTÃO DA EMPRESA

Como parte da realização de due diligence, surgem questões como:

  • A empresa ainda é dirigida por seus fundadores(as)?
  • Ou a gerência e a diretoria são formadas por novas pessoas?

A idade da empresa é um grande fator aqui, pois as empresas mais jovens tendem a ter mais dos membros fundadores ainda por perto.

Esta análise permite a verificação da experiência de quem está gerenciando a empresa em foco.

Contar com experts no mercado certamente será um diferencial na mensuração de resultados.

Nesse sentido, o texto se dispôs a apresentar os principais fundamentos acerca da análise de riscos através da due diligence. Gostou do conteúdo e quer mais informações sobre o universo do Direito Empresarial? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para mais conteúdos.

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