Há diversos tipos de capitais financeiros nas empresas e, cada um tem um sentido e conceito distinto, mas de certa forma, estão todos conectados.
Conheça melhor os capitais presentes nas empresas, suas diferenças e importância para a empresa, e sua gestão como um todo.
CONCEITO
Os capitais financeiros são um conjunto de recursos colocados à disposição da empresa. Seus objetivos são permanecer à disposição para investimentos e custos operacionais.
Este capital será a quantidade de recursos, valores e bens que estão disponíveis para atender a necessidade da empresa.
O capital também deverá ser distinguido da empresa e sua administração e será indispensável para a produção dos serviços e bens da empresa.
Neste contexto, em uma empresa é possível identificar várias modalidades de capital financeiro que, abaixo, serão identificados um a um.
SUA IMPORTÂNCIA
A principal função do capital financeiro será a garantia do fluxo da economia, fazendo assim, todo o sistema econômico funcionar corretamente.
Neste sentido, considerando a sua função principal, destaca-se a importância do capital financeiro para a economia, vejamos:
Possibilitar o fluxo da economia
Esta é a sua principal função e na prática, viabiliza todas as operações da empresa, pagamento de colaboradores, investimentos, etc.
Conectar investidores e tomadores de crédito
Dando continuidade ao tópico anterior, a conexão entre investidores e tomadores de crédito, será uma consequência da possibilidade do fluxo da economia.
Assim, ao viabilizar as operações na empresa e possibilitar o fluxo econômico, os investidores e tomadores de crédito estarão vinculados por meio das instituições financeiras, possibilitando investimentos na empresa.
Neste sentido, esta questão estará a cargo das próprias instituições financeiras, que irão possibilitar a circulação correta do capital financeiro, permitindo assim, o crescimento econômico.
Permitirá o crescimento econômico
A partir do momento em que o capital financeiro está em circulação, seu objetivo será o crescimento econômico.
Assim, o empreendedor abre uma empresa e, com o passar do tempo, irá gerar capital, dessa forma, será cada vez mais estimulado a economia da empresa.
PRINCIPAIS TIPOS DE CAPITAIS FINANCEIROS DAS EMPRESAS
São alguns exemplos de capital nas empresas:
Capital social
Trata-se do poder financeiro da empresa. É o recurso aplicado pelos sócios da empresa em sua constituição, equivalente ao patrimônio líquido da empresa.
Este capital somente sofrerá alterações e mudanças se os sócios decidirem aumentar ou diminuir seu capital social, sendo investimentos na empresa ou redução de caixa, respectivamente.
Capital próprio
É o valor que é concebido pelos sócios, sendo o capital social em conjunto com as reservas e lucros da empresa. Abrangendo suas reservas de capital, lucros e similares.
Capital integralizado
São os recursos que são disponibilizados pelos proprietários da empresa e estão à disposição da mesma.
Capital de giro
Trata-se do dinheiro que fará a empresa se movimentar, sendo um elemento fundamental para garantir o pleno funcionamento da empresa.
Capital flutuante
Este é uma parte do capital social da empresa que está cotada na bolsa de valores e, não é controlada pelos seus gestores.
Capital humano
São as pessoas que compõem a empresa como um todo. Assim, irá abranger todos os indivíduos que trabalham na empresa.
Por fim, esses foram alguns pontos importantes sobre os capitais financeiros. Gostou do conteúdo sobre e quer aprender mais sobre o universo do Direito? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram.