A demonstração e garantia de uma empresa cuja equipe é diversificada é capaz de trazer inúmeros benefícios aos que adotam a diversidade como um princípio empresarial.
Nesse sentido, o texto de hoje tem como objetivo apresentar como se dá o processo de construção de uma equipe de trabalho diversificada.
Em primeiro lugar, uma equipe diversificada consiste naquela em que a diversidade se encontra em todos os âmbitos:
- cultural
- religioso
- gênero
- sexualidade
- cor
- caráter socioeconômico
- profissional
Essa diversidade permite que a empresa seja relacionada não apenas aos assuntos tradicionais, mas como aliados com os recursos para lidar com a ampla variedade de tópicos e questões necessárias ao combate da desigualdade.
Para que essa diversidade ocorra, escritórios de advocacia e redes jurídicas têm trabalhado em conjunto com empresas para que estes objetivos sejam alcançados de forma efetiva e com maior celeridade.
COMO UMA EQUIPE JURÍDICA DIVERSA PODE AJUDAR SUA EMPRESA?
Uma área onde existe a possibilidade de cooperação está no recrutamento.
Nesse sentido, ao considerar a melhor forma de cumprir suas metas de diversidade, trabalhe com seu advogado para considerar como a contratação direcionada pode atingir objetivos conjuntos.
Essa atuação poderá ainda ser em conjunto com o departamento de Recursos Humanos. Abaixo serão apresentadas algumas sugestões para a implementação dos programas de D&I nas contratações:
- Um programa de contratação aberto a todos, mas que tem um objetivo declarado de aumentar a diversidade
- Preparar o local de trabalho para recepcionar a diversidade através da educação
- Mapear o motivo da saída de colaboradores em eventual pedido de demissão
Durante esse processo, o acesso a uma equipe jurídica diversa, seja interna ou externa, leva a uma gama mais ampla de ideias, uma melhor compreensão das necessidades e melhor aconselhamento jurídico e resultados.
Nesse sentido, o fortalecimento das relações em torno da D&I também significa que os clientes trabalharão não apenas com empresas diversas, mas com advogados(as) de grupos minoritários, o que consiste em uma vantagem para ambas as partes.
A longo prazo, empresas e escritórios de advocacia trabalhando juntos para melhorar a diversidade e inclusão criarão uma indústria jurídica mais diversificada.
Outra área para a colaboração potencial está na criação de programas internos de D&I para estimular o engajamento e senso de pertencimento.
PROGRAMAS DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO DE GRUPOS MINORITÁRIOS
Trabalhar em estreita colaboração com um escritório de advocacia externo em iniciativas de diversidade pode ser especialmente útil quando uma empresa está nos estágios iniciais do desenvolvimento de estratégias e políticas de D&I.
Dessa forma, os escritórios de advocacia podem fornecer-lhe uma visão macro das questões de D&I, estando profundamente envolvido em preocupações cotidianas específicas para sua empresa.
Por exemplo, estas são as algumas de questões legais estão sob a pauta de D&I:
- banheiros
- salas de lactação
- salas de oração
- status de vacinação
- uso de nome social
Entretanto, cada raça, gênero, etnia e outros grupos não representados tem preocupações que são únicas apenas para eles.
Dessa forma, os programas de D&I variam por região geográfica em todo o mundo, de modo que os escritórios de advocacia e redes jurídicas podem oferecer uma perspectiva ampla para ajudá-lo a implementar as melhores práticas.
Concluindo, estas são as principais informações acerca das possibilidades de alcance de uma equipe diversificada. Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para mais conteúdos.