Há inúmeros documentos necessários para realizar uma due diligence de qualidade, capaz de apontar as principais contingências do empreendimento.

Dessa forma, compreender as aplicações e os documentos necessários para realizar uma due diligence, é de suma importância para garantir a segurança do investimento.

O QUE SÃO?

Documentos Necessários

Os documentos necessários para realizar uma due diligence são aqueles capazes de rastrear a saúde da empresa, desde aspectos tributários até penais.

Assim, se trata de um processo essencial em várias operações societárias, como a aquisição, incorporação, fusão e a cisão de empresas.

Neste sentido, a due diligence é um processo que envolve uma gestão e avaliação de riscos, como uma auditoria, previsão de cenários negociais, além de identificação de oportunidades.

Essa análise irá incluir aspectos como a área de atividade da empresa, possibilidades e perspectivas futuras, informações patrimoniais, etc.

POR QUE REALIZAR UMA DUE DILIGENCE?

É essencial realizar esses procedimentos para garantir a segurança dos investimentos pretendidos em um mercado com tantas opções.

Dessa forma, irá permitir que a empresa tenha uma visão total da situação do alvo da operação.
Essa análise será realizada por especialistas e irá auxiliar compreender fatores importantes como:

  • Posicionamento no mercado
  • Possíveis fraudes e erros em operações
  • Riscos
  • Projeções futuras
  • Situação contábil e fiscal
  • Status da concorrência
  • Questões trabalhistas

Todas as informações acima citadas são necessárias para avaliar a viabilidade de um investimento e assegurar, avaliar, mensurar e mitigar situações de riscos.

COMO FUNCIONA?

O procedimento da due diligence pode ser dividido em três etapas, são elas:

  • Análise do cenário interno e definição de estratégia

Nesta etapa deverá ser realizado um mapeamento de toda a empresa, com o objetivo de prepará-la para passar pelo processo de due diligence

.
Dessa forma, deverão ser identificadas as características que devem ser avaliadas e definir uma estratégia para realizá-lo.

  • Reunião de documentos e investigação de informações

Aqui será realizado o desenvolvimento do trabalho investigativo da due diligence. Nesta fase será solicitado todos os documentos necessários para realizar este trabalho de investigação.

Independentemente do objetivo realizado, é necessário recolher a maior quantidade possível de documentos para que a análise seja completa.

Essa fase costuma ser repleta de certidões, como as cíveis, criminais, de protestos, tributárias e demais necessárias de acordo com as particularidades da transação.

Dessa forma, muitos documentos exigidos nessas análises são confidenciais e, assim, todos os envolvidos deverão assinar um acordo de confidencialidade.

Alguns documentos e informações que podem ser utilizados são:

  • Dados cadastrais da empresa
  • Empresas e pessoas relacionadas
  • Certidões cíveis, fiscais, criminais, trabalhistas e tributárias
  • Dados dos empregados
  • Fornecedores
  • Propriedade intelectual

Além destes documentos, há diversos outros que poderão ser utilizados nestas operações e, irão variar de acordo com a necessidade da empresa.

Produção de relatório e entrega de plano de ação

Na última etapa será realizado um relatório detalhado com todas as informações descobertas e dependerá do objetivo da empresa com a due diligence.

Este relatório será realizado com base na documentação que foi encontrada e informará as contingências encontradas e suas consequências.

Ressalta-se que, para que seja efetuada tanto esta, quanto as demais etapas, será necessário uma equipe especializada e preparada para lidar com estas questões.

Portanto, conte com uma equipe especializada para analisar os documentos necessários para assegurar a veracidade das informações apresentadas. Para aprender mais, continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram.

 

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