Uma empresa sustentável garante, principalmente, uma maior chance de receber investimentos de valor e se destacar no mercado diante das novas demandas por parte de consumidores(as).
Nesse sentido, o artigo irá apresentar quais pontos devem ser analisados para garantir a existência de uma empresa sustentável nos ideais trazidos pela pauta ESG.
Vale ressaltar que ESG (Environmental, Social and Governance) consiste em uma agenda de compromissos com questões relacionadas ao meio ambiente, sociedade e uma governança plural, visando uma empresa sustentável.
DIFERENÇA ENTRE ESG E A SUSTENTABILIDADE
As questões ambientais da agenda ESG evoluíram da demanda por sustentabilidade empresarial.
A principal diferença consiste nos critérios específicos para definir sistemas ambientais, sociais e de governança como sustentáveis.
Por outro lado, em um contexto empresarial, a sustentabilidade pode significar coisas diferentes para diferentes entidades e é aplicada como um termo guarda-chuva de fazer o bem.
Isso se traduz em práticas comerciais éticas e responsáveis, e embutidos neste termo estão as preocupações com a equidade social e o desenvolvimento econômico.
Contudo, a agenda ESG aponta para um conjunto específico de critérios que removem a ambiguidade em torno do termo sustentabilidade.
Além disso, ela vêm sendo adotadas em bolsas ao redor do mundo, e mais recentemente pela CVM.
COMO UMA EMPRESA ATENDE AOS CRITÉRIOS AMBIENTAIS?
Via de regra, os editais e documentos relacionados à agenda estabelecem uma série de critérios específicos para verificar se a empresa atende às demandas ambientais.
Nesse sentido, as empresas que pretendem atender aos critérios ambientais, podem, por exemplo:
- doar publicamente uma porcentagem de seus lucros para questões ambientais
- reduzir suas emissões de carbono, o uso de plástico e outros poluentes
- garantir eficiência energética
- ter um compromisso com o reflorestamento
- proteger a biodiversidade
OS BENEFÍCIOS DO PONTO DE VISTA DOS(AS) INVESTIDORES(AS)
O foco na sustentabilidade através do desenvolvimento de práticas de ESG oferece muitos benefícios potenciais para as organizações e seus investidores.
Aqui, serão apresentados três dos benefícios das práticas empresariais sustentáveis e suas implicações para os(as) investidores(as). Estes incluem:
- Fornecer uma estrutura para gerenciar riscos e aumentar o valor da empresa
- Fortalecer a reputação da empresa
- Atrair talentos diversos
A seguir, serão apresentados os pontos principais sobre cada uma dessas práticas.
1. FORNECER UMA ESTRUTURA PARA GERENCIAR RISCOS E AUMENTAR O VALOR
Avaliar a sustentabilidade de uma organização usando fatores ESG inclui a adoção de uma visão de longo prazo de seus negócios para avaliar riscos e oportunidades.
Ao construir um quadro de sustentabilidade e incorporá-lo às práticas de gestão de riscos corporativos, as empresas são capazes de avaliar ameaças, capazes de gerar impactos financeiros e, na pior das hipóteses, desastres ambientais.
2. FORTALECER A REPUTAÇÃO DA EMPRESA
Ao adotar e refinar uma estrutura de ESG, as organizações são capazes de avaliar como a agenda se alinha com sua missão e valores.
Garantir a consistência entre os valores e ações de uma organização é fundamental para construir uma reputação com clientes, funcionários(as) e outras partes interessadas.
Adotar a agenda consiste em verdadeira mudança na cultura corporativa, o que, como dito acima, se tornou uma demanda por parte de consumidores(as) e investidores(as).
3. ATRAIR TALENTOS DIVERSOS
Enfatizar a importância dos fatores ESG também tem benefícios significativos no que diz respeito à atração e retenção de talentos.
Uma empresa sustentável, que mostrarem real compromisso, estará melhor posicionada para recrutar colaboradores engajados.
Isso ajudará a melhorar a diversidade de pensamento na organização, o que têm se demonstrado um grande benefício no desempenho das atividades por parte dos colaboradores.
PRÓXIMOS PASSOS
A importância de contabilizar e abraçar fatores ESG como parte de um quadro de sustentabilidade é fundamental para todas as organizações.
As empresas que são adeptas a abordar e adaptar-se às mudanças nesses fatores tem tudo para desenvolver-se de modo sustentável.
Por fim, estes são os principais pontos e critérios de uma empresa sustentável conforme a agenda ESG. Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para mais conteúdos.