As empresas familiares, assim como os demais tipos de empresas e sociedades, possuem diversos desafios a serem enfrentados diariamente.
Contudo, com o auxílio de uma gestão empresarial de qualidade, é possível que as empresas familiares evitem os erros mais cometidos.
O QUE SÃO?
As Empresas Familiares e Os Desafios Enfrentados
As empresas familiares são um tipo de empresa onde seus sócios são membros da mesma família, tornando-se assim, um negócio familiar.
Estas empresas podem ter vários membros de uma família e, não se limita somente aos sócios, podendo ter familiares membros da diretoria e na parte administrativa em geral.
Estes negócios possuem vários tipos de vantagens, mas também possuem algumas dificuldades, principalmente relacionadas ao patrimônio e contratação de colaboradores.
Atualmente, estima-se que entre 80% e 90% de todas as empresas no Brasil são coordenadas por famílias e passadas de geração em geração.
CUIDADOS A SEREM SEGUIDOS POR EMPRESAS FAMILIARES
Neste sentido, um dos pontos mais críticos relacionados às empresas no ramo familiar é a sucessão, ou seja, quando a companhia troca de gestão, saindo de seu fundador para a próxima geração.
Dessa forma, há cuidados necessários a serem seguidos na constituição e administração da empresa.
Assim, realizar um planejamento societário de alta qualidade é muito importante para o desenvolvimento e continuidade da atividade empresarial realizada.
Neste sentido, algumas estratégias que seus administradores podem adotar, são:
- Definir a hierarquia na empresa
Faz-se necessário deixar claro para todos na sociedade, quem são os líderes dentro da empresa, além de suas atribuições e responsabilidades. Evitando assim, qualquer confusão ou intervenções errôneas
- Planejar detalhadamente a sucessão
Na sucessão é onde ocorrem os principais erros na gestão de uma empresa familiar
Contudo, se planejada, poderá ser simples, pois já estará delimitada. Caso contrário, este processo poderá levar até anos, prejudicando diretamente o empreendimento. Além disso, é importante que durante este processo , não haja nenhum tipo de confusão patrimonial entre os familiares, deixando claro o que pertence à pessoa física e à jurídica.
- Apostar em profissionais adequados para cada cargo
É importante ressaltar que para a empresa e sua gestão, é interessante que a administração seja efetuada por pessoas qualificadas.
Neste sentido, é importante lembrar que, não somente sua administração, mas seus colaboradores também devem possuir qualificação profissional e estarem adequados a cada situação e função.
Contudo, se estes funcionários são qualificados e mesmo assim são parentes, nada os impedirá de fazer parte da sociedade. Dessa forma, a gestão buscará os melhores para cada cargo.
- Controlar as emoções na gestão da empresa
É necessário fazer uma distinção entre o familiar e o profissional. Assim, a gestão correta será baseada somente em questões ligadas à empresa, evitando misturar questões pessoais e emocionais.
Dessa forma, uns dos principais desafios enfrentados pelos gestores de uma empresa familiar, são a separação da família, do patrimônio e da empresa.
Somente dessa forma, as empresas familiares podem obter uma gestão inteligente, de qualidade e, acima de tudo, sem problemas em sua administração envolvendo a família. Gostou do conteúdo sobre e quer aprender mais sobre o universo do Direito? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram.