Felipe Barreto Veiga é sócio-fundador e Managing Partner do BVA Advogados, além de Sócio Sênior das práticas de M&A, Venture Capital e Private Equity do escritório, representando companhias abertas e fechadas, startups, family offices, bancos, gestoras de recursos e fundos de investimento de mais de 70 países.
É considerado um dos mais ativos dealmakers do Brasil (com mais de 200 transações em seu track record) e um dos mais reconhecidos advogados do mercado de tecnologia, sendo conselheiro pessoal de alguns dos maiores empreendedores de startups do país, além de investidores, acionistas, famílias e grupos de controladores das maiores companhias do país e de empresas do middle market.
No BVA, Felipe liderou algumas das mais emblemáticas transações de M&A, Private Equity e Venture Capital do mercado brasileiro nos últimos anos, envolvendo companhias como Porto Seguro, Santander, Softbank, VTEX, Locaweb, Natura, Galápagos Capital, MRV Engenharia, Nuvini, Domo Invest, Itaú BBA, BTG Pactual, BNDES, Kovi, Apex Partners, OLX, Grupo Zap, Artplan, Ambev, Wine.com.br, Blowtex, Helisul Aviação, Pátria Investimentos, Banco Modal, Alper Seguros, Intellipost, Boticário, Semantix, Grupo Cataratas, Cidade Matarazzo, Gafisa Properties, Random Ventures, Suno, Singu, V4 Company, etc.
Com cerca de R$ 8 bilhões em transações realizadas nos últimos anos, Felipe atingiu as primeiras colocações do ranking do TTR Data (antigo TTR – Transactional Track Record) em 2019, 2020, 2021 e 2022 como um dos maiores dealmakers do Brasil. O mesmo ocorreu com as equipes de M&A e Venture Capital lideradas por Felipe.
Sob sua coordenação, as equipes de M&A, Societário e Venture Capital do BVA entraram nos rankings do IFLR 1000 da Euromoney e do Legal 500 em 2021, 2022 e 2023, além de figurarem na lista dos escritórios que mais realizam transações segundo o TTR Data.
Individualmente reconhecido pelo Legal 500 como “venture capital, private equity and M&A specialist” e pela Leaders League em 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 como um dos melhores advogados em M&A (Small e Mid Cap), Startups, Inovação, Tecnologia e Venture Capital, pela Latin Lawyer Reference 2017 e 2018 e também pelo Análise Advocacia em 2018 como um dos advogados mais admirados do Brasil no setor de bancos e instituições financeiras e em 2023 como um dos mais admirados do setor de Tecnologia.
Felipe é membro dos Comitês de Corporate and M&A e de Asset Management and Investment Funds da IBA – International Bar Association, além de membro do Comitê de Business Law da ABA – American Bar Association.
Sua atuação como advogado é retratada nos best sellers “Nada Easy”, de Tallis Gomes, que conta a história do empreendedor e a fundação da Easy Taxi, e também “Saída de Mestre”, de João Cristofolini e Eduardo Cosomano, que conta a história da venda da Pegaki para a Intellipost.
Autor de artigos e livros publicados em quatro idiomas. Co-autor dos livros “Marco Legal das Startups” e “Direito no Metaverso”, ambos publicados pela Ed. Revista dos Tribunais/Thomsom Reuters, Felipe é formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possuindo extensões pela Harvard Law School, pela Fordham Law School e pelo New York Institute of Finance.
É professor e frequentemente contribui para os maiores veículos de imprensa, como Valor Econômico, Globo News, Exame, Estadão, Forbes (US), Yahoo Finance, O Globo, Conjur, Correio Braziliense, DCI, StartSe e outros.
Membro do Brazil-Florida Business Council, da IBA – International Bar Association, da ABA – American Bar Association, da AIJA – Association Internationale des Jeunes Avocats, International Trademark Association (INTA) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).