O respeito e a atenção à ética empresarial colaboram com a reputação da empresa e ajudam a construir uma relação de confiança com o consumidor e investidores(as).
Além disso, a ética empresarial pode ser influenciada pelo comportamento da gestão, com amplos efeitos em toda a empresa.
A ética empresarial envolve o estudo de políticas e práticas comerciais adequadas sobre temas potencialmente delicados, como:
- gestão corporativa
- insider trading
- discriminação
- responsabilidade social corporativa
- responsabilidades fiduciárias
Além disso, como citado anteriormente, comportamentos éticos visam garantir um certo nível de confiança entre consumidores e corporações, garantindo ao público um tratamento justo e igualitário.
POR QUE A ÉTICA EMPRESARIAL É IMPORTANTE?
Em conjunto com as disposições apresentadas anteriormente, a preocupação com a ética no ambiente empresarial possui implicações duradouras em vários níveis.
Isso porque, a partir do aumento da conscientização dos investidores sobre questões ambientais, sociais e de governança, a reputação de uma empresa está em jogo.
O discurso e prática devem estar sempre alinhados, evitando qualquer tipo de prejuízo à imagem do empreendimento.
Práticas incoerentes podem levar a uma perda significativa de clientes, perda da confiança, contratações menos competitivas e quedas nos preços das ações.
Nesse sentido, adotar práticas éticas também traz benefícios diante das variações do mercado financeiro.
Por exemplo, considere que um funcionário é informado em uma reunião que a empresa enfrentará um déficit de lucros para o trimestre.
Este empregado também possui ações na empresa, e pode se beneficiar em detrimento de outros investidores.
Ou seja, seria antiético para o empregado vender suas ações, uma vez que estariam sujeitos a informações privilegiadas.
Nesse caso, a preocupação com a ética permite que haja maior segurança financeira para o funcionamento dessa empresa.
QUAL A RELAÇÃO COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL?
A responsabilidade social é um dos valores integrantes do comportamento ético, uma vez que esta responsabilidade demonstra a integração da empresa na sociedade e o compromisso de contribuir para a sua melhoria.
Nesse sentido, o compromisso com a responsabilidade social se materializa por meio das ações praticadas pelas empresas.
Essas ações responsáveis socialmente visam, por exemplo, criar e implementar programas cujo objetivo é beneficiar a população local.
Além disso, pode incluir implementações de práticas que buscam contribuir para a melhoria de algum aspecto da sociedade, por meio da promoção da cultura, a preservação do meio ambiente e o acesso da comunidade à educação.
De modo específico, os critérios elencados pelas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) trazem ainda mais atenção à responsabilidade social corporativa.
Por exemplo, a partir da definição de critérios ambientais de produção. Ou ações afirmativas na contratação de funcionários(as), com o objetivo de garantir maior diversidade à empresa.
Ou seja, a partir da contratação de mulheres, pessoas do grupo LGBT+, idosos(as), pessoas com deficiência, negros(as) e outras minorias socioeconômicas.
Todas essas práticas, assim como outras, têm a capacidade de garantir uma maior e melhor visibilidade das empresas, principalmente no âmbito dos investimentos.
De modo geral, estas são as principais ponderações acerca da ética empresarial. Gostou do texto e quer mais informações sobre o ambiente corporativo? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para mais conteúdos.