O respeito e a atenção à ética empresarial colaboram com a reputação da empresa e ajudam a construir uma relação de confiança com o consumidor e investidores(as).

Além disso, a ética empresarial pode ser influenciada pelo comportamento da gestão, com amplos efeitos em toda a empresa.

A ética empresarial envolve o estudo de políticas e práticas comerciais adequadas sobre temas potencialmente delicados, como:

  • gestão corporativa
  • insider trading
  • discriminação
  • responsabilidade social corporativa
  • responsabilidades fiduciárias

Além disso, como citado anteriormente, comportamentos éticos visam garantir um certo nível de confiança entre consumidores e corporações, garantindo ao público um tratamento justo e igualitário.

POR QUE A ÉTICA EMPRESARIAL É IMPORTANTE?

Ética Empresarial

Em conjunto com as disposições apresentadas anteriormente, a preocupação com a ética no ambiente empresarial possui implicações duradouras em vários níveis.

Isso porque, a partir do aumento da conscientização dos investidores sobre questões ambientais, sociais e de governança, a reputação de uma empresa está em jogo.

O discurso e prática devem estar sempre alinhados, evitando qualquer tipo de prejuízo à imagem do empreendimento.

Práticas incoerentes podem levar a uma perda significativa de clientes, perda da confiança, contratações menos competitivas e quedas nos preços das ações.

Nesse sentido, adotar práticas éticas também traz benefícios diante das variações do mercado financeiro.

Por exemplo, considere que um funcionário é informado em uma reunião que a empresa enfrentará um déficit de lucros para o trimestre.

Este empregado também possui ações na empresa, e pode se beneficiar em detrimento de outros investidores.

Ou seja, seria antiético para o empregado vender suas ações, uma vez que estariam sujeitos a informações privilegiadas.

Nesse caso, a preocupação com a ética permite que haja maior segurança financeira para o funcionamento dessa empresa.

QUAL A RELAÇÃO COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL?

A responsabilidade social é um dos valores integrantes do comportamento ético, uma vez que esta responsabilidade demonstra a integração da empresa na sociedade e o compromisso de contribuir para a sua melhoria.

Nesse sentido, o compromisso com a responsabilidade social se materializa por meio das ações praticadas pelas empresas.

Essas ações responsáveis socialmente visam, por exemplo, criar e implementar programas cujo objetivo é beneficiar a população local.

Além disso, pode incluir implementações de práticas que buscam contribuir para a melhoria de algum aspecto da sociedade, por meio da promoção da cultura, a preservação do meio ambiente e o acesso da comunidade à educação.

De modo específico, os critérios elencados pelas práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) trazem ainda mais atenção à responsabilidade social corporativa.

Por exemplo, a partir da definição de critérios ambientais de produção. Ou ações afirmativas na contratação de funcionários(as), com o objetivo de garantir maior diversidade à empresa.

Ou seja, a partir da contratação de mulheres, pessoas do grupo LGBT+, idosos(as), pessoas com deficiência, negros(as) e outras minorias socioeconômicas.

Todas essas práticas, assim como outras, têm a capacidade de garantir uma maior e melhor visibilidade das empresas, principalmente no âmbito dos investimentos.

De modo geral, estas são as principais ponderações acerca da ética empresarial. Gostou do texto e quer mais informações sobre o ambiente corporativo? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para mais conteúdos.

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