Em uma família cujo patrimônio e o poder aquisitivo são complexos e abundantes, os serviços prestados por family offices são uma opção ideal para gestão patrimonial familiar.

No texto abaixo apontaremos quais as especialidades dos family offices, como pode ser cobrado, como um escritório de advocacia pode atuar e quais são as vantagens de contar com este serviço.

 

Como esses escritórios podem te ajudar?

family offices

Os family offices podem ser conceituados como uma assessoria especializada, completa e diversificada.

Sua atuação é voltada para famílias com alto poder aquisitivo, que buscam organizar e alocar seus recursos financeiros da forma mais rentável possível.

Quais especialidades fazem parte desse serviço?

Não existe um rol taxativo de quais atividades podem ser exercidas nos family offices, embora todas sejam voltadas para a gestão patrimonial.

Entretanto, existem aquelas que são mais aplicadas e conhecidas na prática.

  • Análise patrimonial: a partir de uma visão completa e ampla, essa análise tem o objetivo de compreender a atuação dos ativos financeiros daquela família. Além disso, respeitando os compromissos financeiros, busca garantir o melhor resultado de cada decisão econômica familiar.
  • Administração de Investimentos: a administração dos investimentos familiares busca definir estratégias para acumulação e preservação de patrimônio. Somado a esse objetivo, preza pela distribuição e retorno total da renda investida e resgate nas carteiras de investimentos.
  • Organização tributária: essa especialidade é realizada através de estudos que visam a redução da carga tributária dos ativos familiares. Existem diversos profissionais que podem atuar diretamente na organização tributária, como advogados, contadores, administradores e economistas.
  • Ajustamento do padrão de vida da família: análise das despesas e rendas de acordo com o limite de gasto estabelecido para aqueles entes familiares, obedecendo um padrão e um ideal de vida. O objetivo dessa prática é manter e/ou melhorar esse padrão de vida a partir da análise realizada.
  • Planejamento sucessório: com o objetivo de evitar conflitos posteriores, otimizar o processo e reduzir custos na etapa sucessória, o planejamento sucessório realiza a análise e elaboração dos melhores métodos para distribuição da herança e doações em vida.
  • Verificação dos produtos de proteção: alinhado ao planejamento sucessório, a verificação dos produtos de proteção visa sondar quais bens são estimáveis ou não para aquela família. Para então, realizar a disposição sobre tais bens.
  • Conscientização dos(as) herdeiros(as): por meio de reuniões e acompanhamento personalizado, os(as) herdeiros(os) contarão com o esclarecimento sobre questões que tocam a gestão patrimonial.

 

Como um escritório de advocacia pode contribuir com esse serviço?

A atuação dos escritórios ocorre na implementação e na garantia da efetividade da estrutura de um serviço de gerenciamento de fortunas familiares.

Em melhores termos, podemos afirmar que as estruturas jurídicas que tratam desse serviço visam a eficiência de todas essas especialidades citadas anteriormente.

Importante ressaltar que existem escritórios especializados nesse tipo de serviço, visto que sua execução é complexa.

Assim, escritórios chamados de “full service” ou serviço completo, são os ideais para esse tipo de negócio.

Custos do serviço

Por ser um serviço complexo, os escritórios responsáveis por gerenciar fortunas familiares cobram um valor correspondente a sua vantagem e rentabilidade.

Existem 3 formas de cobrar por esse serviço:

  • por meio de um valor fixa ou;
  • uma porcentagem sobre o patrimônio gerenciado ou;
  • a união das duas opções.

 

Assim, esses valores serão correspondentes à quantidade de serviços exigida pela família, complexidade do sistema familiar e a extensão do patrimônio.

Não dá pra negar que family offices têm diversas vantagens. Se quer aprender mais sobre o universo do Direito e as atuações dos escritórios de advocacia, continue acompanhando nosso blog e siga nosso instagram.

voltar

COMPARTILHAR: