O mercado de capitais é um segmento muito importante onde são negociadas as ações das empresas.

Dessa forma, os investidores no mercado de capitais podem alavancar as operações das organizações e obterem lucros com negociações futuras.

 

O QUE É?

mercado de capitais

O mercado de capitais é um dos segmentos do sistema financeiro. Ele é responsável por realizar as intermediações entre as negociações daqueles que buscam captar um investimento, e investidores.

Ressalta-se que essas operações podem ser realizadas tanto por pessoas físicas quanto por investidores profissionais.

Neste sentido, é por meio deste mercado que são realizadas as negociações de ativos como os fundos de investimento, imobiliários, ações e as debêntures.

Estas operações podem ser, em geral, de médio e longo prazo, variando de acordo com o tipo de investimento que deverá ser realizado.
Este mercado no Brasil é regulado e monitorado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Dessa forma, a CVM será responsável por ditar as regras que devem ser seguidas pelas empresas, investidores e instituições financeiras ao negociarem valores mobiliários.

 

PARA QUE SERVE?

Sua principal função é conectar as empresas que emitem os ativos financeiros aos investidores.

Neste sentido, há momentos em que as empresas podem precisar de dinheiro para realizar investimentos em seu próprio negócio, como inovar, expandir sua produção dentre outras situações.

Dessa forma, uma das maneiras de efetuar este investimento é emitir ativos, para que sejam vendidos no mercado de capitais em forma de ações.

Essa prática é bastante corriqueira no ramo empresarial atual que está em constante crescimento, o que exige investimento financeiro.

QUAIS OS ATIVOS NEGOCIADOS?

Há neste segmento, diversos ativos que podem ser negociados dentro deste mercado, são eles:

Renda fixa

 

Essa modalidade é um tipo de investimento onde o seu investidor tem certa clareza do valor que ele poderá receber no final do período de investimento.

Ele poderá ser prefixado, assim o investidor saberá quanto exatamente será o seu retorno financeiro ao final de sua aplicação.
Neste sentido, o investimento também poderá ser pós fixado, se tratando de quando o rendimento estará ligado a outro índice econômico, como o Certificados de Depósito Interbancário – CDI.

Renda variável

Já este segundo tipo de investimento, é, assim como sugerido em seu próprio nome, variável e, não será possível prever o valor que o investidor poderá retirar em certo período de tempo.

Trata-se de um investimento de maior risco, podendo o investidor tanto ganhar, quanto perder muito dinheiro rapidamente.

COMO REALIZAR ESTES INVESTIMENTOS?

Para que a suas empresa consiga investir neste mercado e ainda obter êxito, há alguns passos que são necessários para serem seguidos, são eles:

  • Definir os objetivos da empresa

Ao definir os objetivos de sua empresa com o mercado, será possível identificar quais são os melhores investimentos que a sua empresa poderá realizar e, assim, alcançar o que é almejado com o investimento.

  • Abrir uma conta

Esta conta será realizada em uma corretora ou instituição financeira e, permite que sejam negociados os ativos escolhidos dentro do mercado.

  • Escolher os ativos a serem negociados

Para realizar esta escolha, o empreendedor precisará ter como base os objetivos com aquele negócio, assim como definido inicialmente pela empresa ao iniciar seus investimentos no mercado.

  • Enviar os pedidos de compras

A compra dos ativos financeiros precisará ser realizada por meio da corretora ou instituição financeira escolhida.

Essas são as principais informações acerca do mercado de capitais. Gostou do conteúdo sobre e quer aprender mais? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram.

voltar

COMPARTILHAR: