Já ouviu falar no termo “net zero”? Ele está diretamente relacionado com o compromisso corporativo das empresas com a natureza.

O ponto aqui, consiste em apresentar como o compromisso com o net zero se relaciona diretamente com as políticas de ESG e a responsabilidade ambiental.

De forma geral, ter uma política net zero exprime o compromisso da empresa em reduzir, a ponto de zerar, as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.

Esse compromisso é revelado diretamente pela expressão completa, net zero carbon emissions, a qual, em tradução livre, significa zero emissões líquidas de carbono.

As próximas décadas serão críticas no esforço para alcançar zerar a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.
Para ajudar a alcançar esse objetivo, grandes e pequenos(as) investidores(as) estão dedicando uma quantidade crescente de capital aos investimentos em Meio Ambiente, Social e Governança (ESG).

O financiamento da pauta ESG consiste em uma forma de comprometer o capital para uma variedade de esforços, incluindo a produção de energia renovável.

Através desse compromisso os investidores impulsionam a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas que buscam investimento.

RELAÇÃO COM AS POLÍTICAS DE ESG

Net Zero

Primeiramente, ressalta-se que as políticas de ESG visam tratar sobre os impactos no planeta (Environmental), nas pessoas (Social) e na governança (Corporate Governance).

De modo geral, existem três elementos-chave para uma estratégia ESG.

O primeiro deles se encontra no foco na sustentabilidade do negócio, por exemplo, com metas para zero emissão de carbono.

O segundo elemento tem o objetivo de focar em como ajudar os clientes a alcançar seus objetivos de sustentabilidade.

Um exemplo a ser citado são aqueles casos em que as empresas ajudam os clientes a gerenciar e monitorar suas emissões de carbono.

Por fim, o último elemento tem o foco de realizar a procura e a criação de ecossistemas corporativos com os mesmos objetivos.

Assim, estas empresas poderão compartilhar insights e comparar informações, a fim de melhor analisar e entender as políticas do ESG.

Sendo assim, a atenção para sustentabilidade no ambiente corporativo pode ter 3 impactos fundamentais:

  • fornecer um exemplo de liderança e definir a agenda para novas regras deste caminho
  • permitir o desenvolvimento dessas regras
  • estabelecer normas comuns para o mercado apoiado pelas agendas de ESG e de risco climático

A RELAÇÃO COM A PROTEÇÃO DE DADOS

Em seguida, destaca-se a importância da proteção de dados e do uso da tecnologia no que diz respeito à sustentabilidade.

Isso porque, os dados são a intersecção entre ESG, tecnologia e setor financeiro.

Nesse sentido, a análise requer o manuseio de grandes quantidades de dados, o que deve levar em consideração a legislação existente e a proteção das informações coletadas.

Por outro lado, existe o desafio de garantir a transparência e confiabilidade nesses dados.

Nesse sentido, a tecnologia será responsável em adquirir e disponibilizar esses dados para os mercados sustentáveis como é feito nos mercados financeiros.

Ou seja, estes dados ficarão salvos em uma nuvem que garante um destino de segurança e fornece acesso àqueles que precisam gerenciar e monitorar esses dados.

Além disso, para o alcance das metas de sustentabilidade, poderão ser utilizadas outras tecnologias como:

  • inteligência artificial
  • realidade aumentada
  • análise geoespacial

De modo geral, estes são os principais pontos sobre o net zero. Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para mais conteúdos.

 

voltar

COMPARTILHAR: