Diante da publicação da LGPD e da grande quantidade de dados que as empresas possuem e manipulam, é de suma importância a existência dos planos de contingência de dados.
Nesse sentido, esse texto tem o objetivo de estruturar e apresentar os planos de contingência de dados adequados para sua empresa, assim como as vantagens de sua utilização.
O QUE SÃO PLANOS DE CONTINGÊNCIA DE DADOS?
Um plano de contingência de dados é um conjunto de ações detalhadas que serão implementadas em caso de evento inesperado, a fim de reduzir o impacto, nesse caso, evitando a perda dos dados.
Este plano possui três elementos, que são:
- Plano de backup de dados
- Plano de recuperação em desastres
- Plano de operação de emergência
A seguir, serão apresentadas as principais características de cada um destes elementos.
BACKUP DE DADOS
Este é um backup seguro de todos os seus dados que devem ser localizados em um local seguro, como um data room virtual (VDR).
Meios de armazenamento virtuais oferecem maior segurança para documentos digitais e limitam o acesso apenas àqueles que estão autorizados a visualizá-los.
Eles são usados extensivamente para transações comerciais, incluindo M&A, bancos e investimentos.
Nesse sentido, as partes interessadas podem acessar documentos com segurança em horários específicos, de qualquer plataforma e de qualquer lugar do mundo com conexão à internet.
Em suma, um VDR é usado sempre que alguém precisa armazenar informações com segurança e disponibilizá-las para um grupo limitado de pessoas.
Desse modo, sua empresa terá backups de dados confiável e acessível a qualquer tempo, e, além disso, com as informações de todos os departamentos da empresa.
RECUPERAÇÃO EM DESASTRES
Uma vez que você tenha revisado o que é preciso para fazer um backup seguro e garantir a proteção de dados da sua empresa, então é hora de planejar exatamente como restaurá-los em caso de desastre.
O ideal é que sejam identificados e priorizados seus dados e sistemas críticos, como no caso de dados pessoais sensíveis ou informações confidenciais da empresa.
Nesse caso, estes dados devem ser recuperados em primeiro lugar, para a sua devida proteção.
OPERAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Por fim, é aqui que os dois planos de backup de dados e recuperação de desastres se reúnem.
Ou seja, a operação de emergência consiste na formação de um plano geral que dá capacidade para a empresa lidar com ataques ou perda de dados.
COMO OCORRE A CONFIGURAÇÃO DOS PLANOS DE CONTINGÊNCIA?
Para configuração é preciso que cada membro da equipe tenha uma tarefa específica em caso de emergência.
Nesse sentido, para garantia de sucesso do plano, todos os detalhes devem ser explicitados, como a ordem da restauração, e quem é responsável por cada uma das etapas e todos os atores envolvidos.
Além disso, na configuração será preciso definir prioridades para a ordem de restaurar os sistemas e delegar quais membros(as) da equipe têm autoridade para visualizar, alterar, recuperar e restaurar dados.
Sendo assim, quaisquer mudanças no seu negócio devem ser contabilizadas, como um novo hardware, software, mudanças de pessoal, novos locais, entre outros fatores.
Estas práticas apresentadas anteriormente permitirão que, uma vez bem documentadas e adotadas regularmente, o plano funcione cada vez melhor e os dados sejam cada vez mais protegidos.
De modo geral, estes são os principais pontos sobre os planos de contingência de dados. Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para mais conteúdos.