Os investidores buscam fundos de private equity – PE pela oportunidade de investir em um negócio com perspectiva de crescimento.

Os investimentos em private equity podem ser feitos diretamente e objetivam um lucro futuro, empresas com potencial de crescimento a médio e longo prazo.

O private equity – PE é uma forma de investimento em uma entidade que não é listada no mercado de ações, uma classe de investimento alternativa em empresas que não possuem capital aberto.

Como fonte de capital de investimento, o PE costuma vir de instituições que compram participações em empresas privadas.

De modo geral, o mercado de PE é composto por investidores(as) institucionais, e as grandes empresas desse caráter são financiadas por investidores credenciados.

Os investidores que buscam a modalidade de private equity trazem mais que capital, a expertise agregada também será um grande diferencial no negócio.

Vale ressaltar que existem outras modalidades de iniciativa privada que podem ser confundidas com o universo do PE, como no caso do venture capital (VC).

Para que essa confusão não ocorra e que sua empresa possa realizar a melhor forma de investimento, serão apresentadas as diferenças e semelhanças entre cada uma delas, assim como as hipóteses de cabimento.

AS MODALIDADES DE INVESTIMENTO

private equity

Como dito, existem diferentes formas investimento além do PE, como nos casos:

  • venture capital – VC
  • buyout

Antes de serem apresentadas as semelhanças e similaridades entre ambas as espécies de investimento, o VC será conceituado para melhor compreensão dessa prática.

Venture Capital – VC é um termo mais geral, frequentemente usado em relação a um investimento de capital em uma empresa jovem, como no caso das startups, sendo modalidades de investimento de risco.

A diferença entre as práticas de PE e VC está no risco assumido no investimento. Ou seja, no caso do PE, o risco é menor uma vez que as empresas já possuem clientes, faturamento e mercado estabelecido.

Já no caso do VC, as empresas alvo não possuem um lugar estabelecido no mercado, mas tem grandes chances de se tornar um grande empreendimento.

Além disso, há a possibilidade do uso da estratégia chamada de buyout. A tradução do termo em português, ou seja, “aquisição”, se relaciona diretamente com sua prática.

Nesse sentido, o buyout consiste em uma modalidade de aquisição em que uma pessoa ou um grupo de gestores(as) adquirem a maior parte do capital social da sua empresa de atuação.

Desse modo, esse(a) ou esses(as) compradores(as) passam a ser responsáveis pela gestão dessa empresa.

CONCLUSÃO

De modo geral, as empresas de PE são capazes de assumir participações significativas nessas aquisições, na esperança de que elas evoluam para uma potência em seu crescente setor.

Além disso, para que esse investimento ocorra da melhor maneira possível, é essencial o assessoramento de uma equipe jurídica qualificada e especializada.

Nesse sentido, recomenda-se conhecer o empreendimento, realizar due diligence para levantar as principais contingências e encontrar um valor justo para a transação.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o conteúdo de private equity, continue acompanhando nosso blog, siga nosso Instagram e entre em contato com a nossa equipe!

 

voltar

COMPARTILHAR: