É incontestável que o mundo todo precisa melhorar suas práticas e hábitos em prol da proteção ambiental. Neste sentido, há um crescimento das práticas no de sustentabilidade empresarial no mercado.
Estas práticas de sustentabilidade empresarial se tornam, a cada dia, uma ferramenta que, aliada a uma boa gestão, poderá trazer vários benefícios para as empresas.
O QUE É?
A sustentabilidade empresarial consiste em ações que uma empresa pode realizar visando o desenvolvimento sustentável por meio de práticas que diminuam seus impactos ambientais.
Dessa forma, para que a empresa seja sustentável, ela deverá adotar condutas que visem o meio ambiente, considerando qual será o nível de impacto de cada atividade.
COMO REALIZAR NA SUA EMPRESA?
Uma das formas de garantir a sustentabilidade no mercado foi a adoção de exigências para empresas listadas na B3.
O Índice de Sustentabilidade Empresarial B3 – ISE é uma carteira de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos no Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3.
Seu objetivo é ser o indicador de desempenho dos ativos cotados pelas empresas selecionadas devido ao seu reconhecimento e comprometimento com a sustentabilidade.
Dessa forma, estará estimulando práticas em favor do meio ambiente, uma exigência de mercado que cresce anualmente.
Neste processo ela será submetida a um questionário além de ser necessário a apresentação de documentos que comprovem as informações prestadas.
COMO FUNCIONA A B3?
A B3 é uma das principais empresas de mercado financeiro do mundo e atua no ambiente de bolsa e de balcão. A companhia é uma sociedade de capital aberto, cujas ações são negociadas no mercado.
Entre os demais índices, estão os de sustentabilidade, para acompanhar o desempenho e desenvolvimento sustentável das companhias que possuem esta preocupação ambiental.
Dessa forma, os índices servirão como instrumentos de atração para investidores que se comprometem com o meio ambiente, assim, estimulam as demais empresas a investirem em práticas sustentáveis.
São alguns exemplos destas práticas:
- Carbono Eficiente (ICO2)
- Índice de Sustentabilidade das empresas (ISE B3)
- Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC)
- Governança Corporativa Trade (IGCT)
- Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM)
- Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG)
É inegável a importância da adoção de práticas como essa, movimento que se estende ao redor do Brasil e do mundo.
Mais recentemente, a Comissão de Valores Imobiliários – CVM inclui questionamentos acerca de práticas ESG, o que dará transparência à relação da empresa com o meio ambiente.
VANTAGENS DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO MEIO EMPRESARIAL
Quando uma empresa aplica práticas sustentáveis em seu negócio, há diversas vantagens que podem ser atreladas, são algumas delas:
- Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e investidores
- Economia com a redução dos custos
- Satisfação de colaboradores e funcionários
- Valorização das ações da empresa na bolsa de valores
Neste sentido, uma empresa poderá ter muitas vantagens ao se preocupar com a sustentabilidade dentro do negócio.
Dessa forma, o ISE garante uma segurança para quem pretende investir, visto que destaca quais são as empresas comprometidas com a sustentabilidade empresarial. Gostou do conteúdo sobre e quer aprender mais? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram.