Com a pandemia, houveram diversas mudanças nos hábitos pessoais, alcançando todas as esferas da vida. O trabalho híbrido e o remoto são exemplos claros dos novos hábitos.
Com o avanço da pandemia, se fez necessário restringir a circulação de pessoas em nome da saúde, com isso, a implementação do sistema de trabalho híbrido foi a solução encontrada pelos empregadores.
O QUE É
O trabalho híbrido é um sistema em que o trabalhador não precisa ir todos os dias presencialmente à empresa, ele poderá realizar suas tarefas em casa, desde que acordado previamente.
Trata-se de uma mistura dos sistemas remoto e presencial. Assim sendo, o serviço home office ou remoto é a modalidade em que o trabalhador fica 100% do seu tempo trabalhando de casa.
Apesar de haver algumas pessoas que resistem a esses novos meios de trabalho, é fato que essas mudanças vieram para ficar e, cada vez mais, se faz dispensável uma jornada presencial integral.
A tendência mundial é que cada vez mais, as empresas optem por manter o sistema de trabalho de forma remota ou híbrida, dispensando o trabalhador de precisar se locomover todos os dias ao seu local de trabalho e realizar uma jornada presencial.
A REGULAMENTAÇÃO
Tais mudanças na cultura do trabalho no país trouxeram a necessidade da regulamentação destas novas formas de trabalho.
Contudo, no Brasil ainda não há nenhuma regulamentação aprovada nas Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). O que temos, é um projeto de lei que está em discussão e análise no Senado.
O projeto de lei 4.098/2021 propõe algumas alterações na CLT, onde há menção ao teletrabalho. Forma encontrada pelas empresas de continuar produzindo mesmo com as restrições impostas pelo covid-19.
Há dados que demonstram que cerca de 80% dos trabalhadores optam por realizar a atuação remota, sem a obrigatoriedade de comparecer ao local de trabalho diariamente.
Nesse sentido, será necessário incluir no contrato de trabalho sua modalidade de trabalho, sendo ela remota, presencial ou híbrida, para trazer segurança jurídica às partes.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Apesar de muitos trabalhadores preferirem o regime de atuação remota, há algumas desvantagens que esse tipo de regime de trabalho trás, são algumas delas:
- Faz-se necessário uma boa gestão de controle e comunicação interna nas empresas
- Tem a necessidade de uma boa liderança e acompanhamento de atividades dos trabalhadores
- É preciso ter segurança de dados e informações extremamente eficaz sobre a empresa
Contudo, como iremos ver, as vantagens do sistema de trabalho híbrido superam as desvantagens:
- Os custos da empresa são reduzidos: energia, água e vale-transporte
- Há praticidade e flexibilidade na realização do trabalho
- Nota-se um aumento de produtividade
- Há melhora na comunicação e processos organizacionais da empresa
- Eliminação de tempo gasto no deslocamento dos trabalhadores
- É feio a otimização de tempo e atividades da empresa
As formas de teletrabalho, mesmo a forma híbrida, fazem com que o trabalhador possua um ambiente de trabalho em casa onde ele possa realizar suas atividades sem dificuldades.
Dessa forma, as empresas têm oferecido meios para que os trabalhadores possam ter um ambiente de trabalho que seja produtivo, oferecendo produtos como computadores e até mesmo um “auxílio” à internet.
Gostou do conteúdo sobre trabalho híbrido e quer aprender mais sobre o universo do Direito? Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram.