Uma grande preocupação das empresas atualmente é a estabelecer medidas que podem evitar a ocorrência de danos morais, como a utilização da comunicação não violenta.

Ao aplicar o uso da comunicação não violenta às empresas procuram evitar ou ao menos diminuir a ocorrência de condutas inadequadas entre colaboradores e gestores.

O QUE É?

comunicação não violenta

A comunicação não violenta – CNV, é uma estratégia em que se utilizam práticas de comunicação e convívio que tem como prioridade, a conexão com o próximo e a empatia entre as pessoas.

Desta forma, será realizada a identificação dos pontos que precisam ser desenvolvidos e melhorados na equipe, sendo treinados pelos gestores.

Os processos gerados por violação de ordem moral se concentram na Justiça do Trabalho e costumam versar acerca de cobrança de metas de trabalho que excedem os limites dos poderes do empregador.

Assim, se faz necessário adotar um padrão de conduta, que seja formulado em conjunto com gestores, RH e demais responsáveis.

COMO EVITAR OS PROCESSOS DE DANOS MORAIS?

O aumento de ações trabalhistas que possuem danos morais provenientes da cobrança demonstram a necessidade de remodelar os processos de cobrança de metas.

Dessa forma, será necessário implementar treinamentos corporativos, de modo a preparar os gestores, líderes e demais trabalhadores para adotar a melhor conduta.

Neste sentido, a empresa poderá contar com um comitê ou grupo de prevenção e investigação de práticas que são indevidas ao ambiente de trabalho.

Estes comitês irão fiscalizar e estudar a forma com que é realizada a comunicação interna entre os colaboradores e buscarão alcançar bons resultados.

Assim, a empresa poderá evitar a ocorrência de várias situações que poderiam ensejar ações trabalhistas e a incidência de danos morais.

ETAPAS DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Para que este tipo de comunicação aconteça, será necessário contemplar quatro fatores, são eles:

Observação

Trata-se do primeiro passo para praticar a CNV e deverá observar as falas e ações do outro, para assim, entender qual o impacto de suas falas e mensagens, sendo positivas ou negativas.

O maior desafio é observar e não realizar julgamentos, o que geralmente pode acabar com as chances de obter um diálogo saudável e construtivo.

Geralmente, as falhas na comunicação entre pessoas acontecem justamente por conta de tais julgamentos.

Por isso, é fundamental praticar a observação, ouvir tudo que tem a ser dito e questionar eventuais dúvidas, reduzindo ruídos na comunicação.

Necessidades

Cada indivíduo possui demandas específicas que variam de acordo com sua constituição, personalidade e demais características individuais.

Procure respeitar as particularidades de cada colaborador, e buscar sempre um meio termo em pontos de conflito.

Relacionamento interpessoal

Após ouvir cada colaborador e conhecer as necessidades específicas de cada um será possível encontrar a melhor maneira de estabelecer uma relação sadia.

Determinados colaboradores necessitam de um contato mais próximo com o gestor, um acompanhamento diário pode ser ideal para algumas pessoas.

Outros já se sentem melhor com uma orientação inicial, e liberdade para desempenhar as tarefas até a conclusão.

Nestes casos será necessário estabelecer uma relação de confiança, uma vez que os prazos precisam ser atendidos, mas também deve-se respeitar a liberdade de atuação.

De certa forma, a CNV é simples de ser aplicada, visto que se baseia no respeito ao próximo, a empresa e ao ambiente de trabalho, precisando sempre ser aplicada nas empresas.

Dessa forma, podemos concluir que a aplicação da comunicação não violenta poderá trazer ótimos benefícios para a empresa, como a diminuição das ações por danos morais, se bem aplicada. Continue acompanhando nosso blog e siga nosso Instagram para novos conteúdos.

 

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