Como investir? Essa é a dúvida que acompanha várias pessoas ao tentar fazer um investimento financeiro. Definir o perfil e os objetivos é apenas um dos passos de todo esse processo.

Para saber como investir, é importante possuir conta ativa em corretora de valores, possuir conhecimento sobre os produtos e serviços dentro do mercado financeiro e ter um excelente planejamento financeiro.

Mas e quais os passos certeiros para saber como investir da maneira certa? Confira abaixo mais detalhes sobre as possibilidades de investimento dentro do mercado financeiro no Brasil, em 9 passos.

9 passos para um bom investimento

como investir

A partir da experiência de mercado, elencamos alguns passos que podem direcionar o investidor no momento da escolha, como investir com segurança e evitar erros de iniciante:

  1. Planejamento financeiro adequado e objetivos certeiros
  2. Definição de um perfil de investimento
  3. Abertura de conta em corretora de valores
  4. Clareza acerca dos prazos de investimento
  5. Entendimento sobre a relação risco X retorno
  6. Entendimento sobre o significado de renda
  7. Cuidado com taxas e impostos
  8. Seleção de bons investimentos
  9. Crie o hábito de focar no investimento

Planejamento financeiro adequado e objetivos certeiros

O primeiro passo é estruturar um plano. A vida financeira precisa estar organizada, desde os primeiros momentos até o decorrer do investimento. É necessário um planejamento para um consequente crescimento e desenvolvimento.

Com ele, os seus objetivos serão estabelecidos da melhor forma, além das economias ficarem mais claras até o caminho da liberdade e da independência financeira.

Definição de um perfil de investimento

Qual o seu perfil de investidor? Ou seja, qual o seu grau de tolerância aos riscos dos investimentos.

Cada um dos perfis de investimento varia de acordo com as características pessoais, montante a destinar e nível de risco. Inclusive, o mesmo perfil não precisa ser mantido durante a vida inteira.

O investidor costuma alterar o perfil ao assumir outras características dentro de seu negócio ao adquirir experiência no mercado.

Abertura de conta em corretora de valores

Todos os investidores existentes no mercado precisam ter uma conta aberta e ativa em uma corretora de valores. Não existe a possibilidade de acessar os investimentos financeiros sem ela.

Antigamente, o processo era mais burocrático e geralmente feito pessoalmente. Hoje em dia, com a modernização das transações, é possível realizar esta abertura e um seguinte acompanhamento sem sair de casa.

Clareza acerca dos prazos de investimento

Aí que vem aquela famosa parte de investimento a curto, médio e longo prazo!

Aqui, você define se serão pré-determinados, se durarão a vida inteira ou se simplesmente deixarão de existir apenas lá na frente.

Tudo isso poderá ser elaborado lado a lado com as rodadas de investimento e a forma como elas irão ocorrer.

A importância de conhecer os prazos do seu investimento caminha junto com os objetivos bem definidos estabelecidos anteriormente. Por isso é importante ter conhecimento disso.

Entendimento sobre a relação risco X retorno

Investir dinheiro para obter lucros é o objetivo, mas isso não costuma acontecer com tanta agilidade quanto imaginamos, é necessário correr alguns riscos para obter retornos.

Inclusive, quanto maior a expectativa e em relação a um lucro, maiores os seus riscos. É importante investir entendendo que muito provavelmente o lucro estimado nem sempre poderá ser atingido em um curto período de tempo.

Entendimento sobre o significado de renda

Em meio a tudo isso, é importante conhecer as diferenças entre investimentos de Renda Fixa e Renda Variável e quais produtos financeiros cada uma dessas rendas engloba.

A partir disso, os objetivos continuarão sendo alinhados de acordo com a renda, e o lucro, estimado com base nos levantamentos.

Cuidado com taxas e impostos

O prazo não é o único fator importante a se prestar atenção. O investidor precisa contar com taxas, impostos e demais gastos dentro de seu orçamento.

Sem isso, todo o planejamento pode se desorganizar quando o investidor percebe que imprevistos financeiros podem ocorrer.

Seleção de bons investimentos

Em meio a toda essa fase de elaboração do projeto, é importante priorizar a diversificação dos elementos nos investimentos, assim será possível reduzir riscos, ampliando o potencial de ganho.

Ou seja, manter um portfólio com um ótimo número de ativos, além de ativos advindos de diferentes tipos, diferentes setores e até mesmo diferentes níveis de risco.

Crie o hábito de focar no investimento

Todos os passos acima precisam ser hábitos diários. Ser um investidor requer estudo, dedicação e conhecimento de mercado. O networking pode ser fundamental para iniciar.

Agora que você conheceu mais sobre como investir, entre em contato e acesse nossas redes sociais para mais informações.

voltar

COMPARTILHAR: