A diversidade e inclusão dentro das empresas é muito importante nos dias de hoje e vai além de oferecer vagas para mulheres, negros, deficientes e pessoas da comunidade LGBTQIA+.
A verdadeira inclusão mora em trazer, no bojo da formação identitária da empresa, a importância desses debates.
Logo, a aplicação e o incentivo da diversidade e inclusão precisam estar na cultura da organização, para só assim, transformar a visão das pessoas de fora sobre aquele negócio, e a visão dos próprios funcionários que não pertencem a essas minorias.
Aderir a diversidade no ambiente corporativo corresponde a uma questão de responsabilidade da empresa para com o público que atende e para com os funcionários que a contrata.
Se caracteriza por ser uma forma oportuna e respeitosa de todos se sentirem incluídos e terem acesso aos mesmos espaços, de serem respeitados da mesma forma e da empresa desenvolver ainda mais estratégias.
É necessário que haja igualdade de oportunidades.
Maneiras ideais de se trabalhar com diversidade
Apesar de urgentes, os temas referentes à diversidade e à inclusão não podem ser trabalhados de maneira corrida apenas pela necessidade de serem trabalhados. Nesse viés, as coisas poderiam sair de forma desorganizada e irresponsável, e a falta de cuidado com essas questões poderia anular ainda mais a tentativa de inovação da empresa.
Assim como qualquer outra estratégia da empresa, é importante que seja feito um planejamento com base em objetivos e metas. Não adianta apenas trazer os assuntos de forma descuidada. É importante que se tenha sensibilidade para abordar esses temas, interna ou externamente.
Estratégias aplicáveis:
- Garantia da igualdade entre todos os envolvidos, sem discriminação: tratar as pessoas como seres humanos, independente de gênero, raça, etnia, orientação sexual, crença ou deficiência é o primeiro passo para que o sucesso seja alcançado nesta área.
- É importante que todos, dos sócios aos estagiários, façam parte dessa grande cadeia de respeito e conscientização.
- Para conquistar o tópico acima, os superiores da empresa devem promover uma educação social acerca dos temas referentes à diversidade e à inclusão. Promover palestras com especialistas no assunto, criar políticas internas e treinamentos são formas de trazer para o convívio da empresa a política do respeito.
- Trazer ao cotidiano os debates sobre o assunto: Assim como qualquer outro tema relacionado, debater esses assuntos é responsabilidade da empresa. Promover esse tipo de assunto é agregar valor aos planejamentos estratégicos da empresa e conhecer diferentes visões de mundo e de negócio.
- Criação de um espaço na empresa: Não se trata apenas de espaço físico. Hoje em dia, ficam para trás as empresas que não possuem um setor que trabalhe com a diversidade e a inclusão frente a frente. Sem ele, as políticas públicas acerca das temáticas ficam estagnadas e a empresa não acompanha a evolução mercantil e a pluralidade social.
Resultados das aplicações de diversidade e de inclusão
Rumo ao sucesso da empresa, os funcionários e os clientes se sentem mais satisfeitos quando incluídos, e isso melhora a saúde e a reputação da organização em geral. Entre as melhorias, se encontram:
- Maior motivação dos funcionários no cotidiano da empresa
- Maior notoriedade social a empresa possui quando pautada em mídias
- Maior sucesso com os diferentes tipos de clientes
- Redução de conflitos internos
- Aumento da produtividade diária
- Referencial da empresa dentro de reconhecimentos importantes
- Maior respeito e tolerância entre todos, independente dos cargos e atribuições
- Melhora na saúde mental dos funcionários da empresa
- Contínuo avanço da empresa lado a lado com o mundo empresarial dos dias de hoje.
Com base em tudo isso, pode-se observar a importância da diversidade e inclusão dentro de qualquer empresa. A BVA possui políticas direcionadas a isso e se importa em agregar valor e respeitar todas as pessoas independente de qualquer diferença. Quer conhecer mais? Entre em contato para mais informações.