BVA Talks discutiu as os principais desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho no cenário atual

 

Aconteceu na última quarta-feira, dia 16 de agosto, mais um BVA Talks, evento que reúne renomados profissionais do mercado para debater sobre situações e desafios pertinente ao cenário atual. Nesta edição, quem comandou as conversas foi Leonardo Carvalho, sócio do BVA Advogados, que levantou temas pertinentes às relações trabalhistas no contexto dinâmico deste ano de 2023 em um bate-papo inspirador com Paula Cardogna, gerente jurídica do Banco Société Générale, e Roberto Baccaro, gerente de relações sindicais da Arcos Dourados.

Como fios condutores das discussões, os assuntos do dia abordaram Meios Alternativos de Solução de Conflitos Trabalhistas, Práticas Trabalhistas mais Eficazes aos Empregados Hipersuficientes, Jornadas Especiais e os Acordos Individuais e Coletivos e Prevenção de Assédio Moral e Sexual. Para cada um dos tópicos, os participantes trouxeram suas experiências profissionais na condução de questões envolvendo as práticas trabalhistas, além de trocarem impressões a cerca dos principais temas relativos ao contexto atual: tecnológico, pós-pandêmico e com as adaptações relacionadas à recente reforma trabalhista.

Um dos pontos altos de trocas de conhecimento ricas, como a que tivemos neste BVA Talks, se deu no espaço aberto para perguntas. Com uma plateia extremamente qualificada, foi possível aprofundar os assuntos debatidos e, ainda, esclarecer situações complexas e desafiadoras, como a postura da liderança das empresas frente a assuntos como conflito de gerações e assédio. “É preciso entender e flexibilizar algumas práticas que já foram padrão quando lidamos com as novas gerações, inclusive se quisermos reter estes talentos”, disse Paula Cardogna. “De nada adianta ter políticas de prevenção ao assédio se a liderança mantiver uma postura que não considere esses valores. O mesmo vale para os conflitos entre gerações, já que não pode haver um hiato entre treinamento e prática”, disse Roberto Baccaro. Ainda sobre o assunto, Felipe Barreto Veiga, CEO do BVA Advogados, completou: “Lideranças tolerantes permitem que os efeitos nocivos de algumas práticas pontuais se alastrem por toda a instituição”.

A conclusão deixada por mais este encontro de profissionais é que, mesmo tratando de temas difíceis e complexos, sempre existe a possibilidade de encontrar soluções para os desafios diários dentro dos ambientes de negócios. “Buscar regras contratuais e políticas de conduta claras e bem fundamentadas pode evitar muitos conflitos dentro do âmbito trabalhista. Por isso, trabalhamos para assessorar e trazer a melhor informação para os nossos clientes dentro das competências do Direito do Trabalho”, concluiu Leonardo Carvalho.

voltar

COMPARTILHAR: